Alunos de Araçagi são transportados em veículos superlotados
Os alunos de Araçagi que estudam na cidade de Guarabira no turno da tarde viveram verdadeiros momentos de total desconforto e insegurança, tudo por causa do veículo que realizou o transporte deles nesta quinta-feira (10). Os estudantes foram transportados em um micro-ônibus que tem capacidade para 31 alunos sentados, só que na verdade o veículo fez o percurso de Araçagi à Guarabira superlotado com cerca de 60 alunos, tudo isso gerou uma grande revolta de todos que estavam sendo transportado no referido veículo.
Alguns estudantes registraram os momentos que viveram dentro do micro-ônibus, era tanta gente que mal dava para ver quem conduzia o veículo. O veículo só não foi mais lotado porque alguns alunos ao se depararem com a grande aglomeração de pessoas resolveram desistir de entrar no micro-ônibus e consequentemente foram obrigados a alugar um táxi para realizar o percurso até Guarabira.
Não são só os alunos da tarde que sofrem com a superlotação dos ônibus, quem estuda de manhã também está sofrendo as consequências. No período matutino a quantidade de estudantes é ainda maior, sem contar que a maioria são crianças, algumas delas relataram que já caíram no momento em que desciam do ônibus, já que o empurra-empurra é inevitável nessa faixa etária.
Na mesma tarde os Universitários que estudam na UEPB foram surpreendidos no momento em que o motorista do micro-ônibus que vai buscá-los na Universidade ligou para um estudante e disse que o veículo que ele conduzia teria sido apreendido em uma blitz da Polícia Rodoviária Estadual, segundo informações o motivo da apreensão foi o atraso do pagamento da documentação do transporte.
Diante do referido fato os Universitários foram obrigados a pegar carona, pagar ônibus ou táxi. Sem contar que os estudantes tiveram que caminhar da UEPB até o Centro de Guarabira, o problema é o risco que eles correram ao trafegar pela rodovia PB-075 tendo em vista que a pista não tem acostamento e a sinalização é quase invisível.
Segundo informações não foram só os Universitários da UEPB que ficaram sem transporte, os alunos de Araçagi que estudam na UFPB no período da noite também foram prejudicados com a apreensão do micro-ônibus, já que o mesmo veículo transporta estudantes das duas Universidades.
A Prefeitura de Araçagi possui cinco veículos específicos para o transporte de alunos, porém a maioria não está em funcionamento, o maior ônibus da frota que foi comprado pelo ex-prefeito Didi Braz está sem condições de trafegar e consequentemente com problemas mecânicos, quase que sucateado. Um micro-ônibus que foi adquirido pela ex-prefeita Licar Monteiro também se encontra em péssimas condições e bastante desgastado. Outro micro-ônibus, esse adquirido pelo atual gestor através do programa "Caminho da Escola" encontra-se à meses no pátio da Unidade Mista de Saúde Vanildo Maroja, levando sol e chuva sem sequer sair daquele local, tudo indica que o mesmo está precisando de reparos, mas até o momento nada foi feito. Os únicos ônibus que ainda funcionam são os dois que foram adquiridos recentemente pela atual administração, um ônibus e um micro-ônibus, ambos do programa "Caminho da Escola" do Governo Federal.
Parece que o setor dos transportes da Prefeitura de Araçagi não está muito afim de solucionar os problemas dos estudantes araçagienses, já que nada foi feito na tentativa de fazer com que os veículos que estão parados voltem a circular normalmente, fazendo com que as superlotações não tornem a acontecer, trazendo um maior conforto e principalmente segurança para todos os usuários do transporte escolar no município.
Portal Araçagi

FAÇA UM COMENTÁRIO (NÃO SE RESPONSABILIZAMOS POR COMETÁRIO DE TERCEIROS)