Chuvas de Verão: descubra se a Paraíba está preparada para uma catástrofe climática

Chuvas de Verão: descubra se a Paraíba está preparada para uma catástrofe climática
Por mais um ano as chuvas de verão (ou inverno como costumam classificar os paraibanos) da Paraíba podem ocasionar estragos em regiões críticas e afetar a população. Em 2011 dos 52 municípios atingidos pelas fortes chuvas, 25 tiveram barragens rompidas ocasionando acidentes, perda de moradias, rebanho e plantação.

O trabalho de fiscalização e orientação é de competência da Defesa Civil do município em conjunto com a Secretarias de Recursos Hídricos e de Infraestrutura. De acordo com a gravidade da situação as Defesas do Estado e Governo Federal são acionadas. Segundo o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, a Defesa Civil orienta a população a respeito do que ser evitado e como agir diante de enchentes.

Quando perguntado se a Paraíba estava pronta para realizar ações preventivas contra os estragos das chuvas, o secretário revelou que ainda será implantado em 2013 uma "sala de situação". O espaço terá equipamentos e profissionais capacitados para monitorar e prevenir a população de possíveis catástrofes climáticas. Enquanto o sistema não é implantado a população conta a equipe de orientação da Defesa Civil.

De acordo com o secretário 122 barragens são de responsabilidade do município e nenhuma delas foi atingida pelas chuvas dos meses de junho a agosto de 2011. "Não podemos fiscalizar as barragens que estão dentro de propriedades particulares, não é o papel do Estado", revelou.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) o índice das chuvas de 2012 será maior do que o mesmo período no ano passado. O maior risco é que a infraestrutura dos municípios não esteja preparada para receber o volume de águas.

Click PB

Nenhum comentário