Aesa registra chuva de granizo em cidades da PB neste fim de semana


Aesa registra chuva de granizo em cidades da PB neste fim de semana

Em três cidades da Paraíba foram registradas chuvas de granizo neste fim de semana e ainda choveu em pelo menos 89 municípios do estado, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Conforme registrado até a manhã desta segunda-feira (4) pelo órgão, em Juazeirinho, Riacho de Santo Antônio e Caraúbas houve este tipo de precipitação.

O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, recebeu a maior recarga de água do ano para um único dia. Segundo a Aesa, os maiores índices pluviométricos foram em Paulista (146mm), Catolé do Rocha (105mm), Boqueirão (96,7) e Brejo do Santos (96,5). As principais chuvas atingiram o Cariri e Sertão do estado.


"O sistema meteorológico registrou um 'vórtice ciclônico de altos níveis'. Dependendo de sua localização, ele traz chuvas e foi bem favorável essa corrente para a nossa região, principalmente no Cariri e Sertão", disse a meteorologista Marle Bandeira.

Quanto à chuva de granizo, a meteorologista explica que também foi provocada pelo mesmo fenômeno. "A chuva foi por causa disso, pouca umidade com altas temperaturas contribui para as nuvens se intensificarem e ocasionarem as gotículas de água transformando-se em pedras de gelo e precipitando em forma de granizo", explicou Marle.

O açude de Boqueirão, que estava com apenas 41,1% de seu volume, recebeu uma quantidade de água considerada significativa pela Aesa. A lâmina subiu 7cm e o manancial recebeu 2 milhões de metros cúbicos de água. "Foi a maior recarga do ano em um mesmo dia. É bem significante, a recarga nos animou, mas o período não é para isso. Só teremos um levantamento amanhã, quando escoar a água dos rios", explicou o gerente de bacias hidrográficas Lucílio Vieira.

A Aesa apontou ainda um aumento na lâmina de água de 40 cm no açude de São Domingos do Cariri, de 10cm no açude Carneiros em Jericó. A previsão é de que continue a acontecer chuvas isoladas no fim da tarde desta segunda-feira.

G1

Nenhum comentário