Eclipse solar ocorre neste domingo (03) e será visível no Norte e Nordeste do País


No próximo domingo (03), teremos um eclipse solar híbrido. Será possível observar uma fase total e uma anular. Porém, há um fato que torna o este eclipse bastante raro. Ele vai começar como anular e terminar como total e isto é raro. O fenômeno que é raro, será visível na Paraíba.

Calculando o número total de eclipses em cinco mil anos, de 2000 a. C. até 3000 a. C, o eclipse de 3 de novembro de 2013 é um híbrido classe 3. (fonte: www.momentoastronomico.com.br)

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e, consequentemente, projetando uma sombra na Terra. Este último eclipse será híbrido, que é classificado assim quando o Sol é visto totalmente coberto em alguns lugares e com uma formação anular em outros, dependendo da variação da sombra da Lua projetada sobre a Terra. Um eclipse anular do Sol ocorre quando a Lua não cobre totalmente o Sol, deixando um anel visível ao seu redor. O mesmo só ocorre na lua nova
“Este eclipse solar será visto em parte das Américas do Norte e Central, na região Norte da América do Sul, em estados do Norte e Nordeste do Brasil, e em partes da Europa e África”, informa o astrônimo Marcos Jerônimo. “Em João Pessoa o Sol será coberto em 25% de sua área visível”, acrescenta. Para evitar danos à vista, é aconselhável a utilização de filtros especiais com proteção UV, sem jamais ter de recorrer a filtros improvisados ou recursos como chapas de raio X.
O ano de 2013 foi marcado por cinco eclipses: três lunares e dois solares. O próximo eclipse solar, do tipo anular, só será visível em João Pessoa no dia 14 de outubro de 2023, também observável em vários estados vizinhos e do Norte.
Tipos e eclipse solar 

Um eclipse solar pode ser total, parcial e anular. No auge de um eclipse total, o disco solar fica todo escurecido e vemos apenas a coroa solar. No eclipse parcial, apenas uma porção do disco solar fica escurecida, como se tivéssemos tirado um pedaço do sol, uma mordida numa maçã. No eclipse solar anular, quase todo o disco solar fica escurecido, mas vemos um anel iluminado ao redor do sombreamento.

Crédito: Marcos Calil - www.momentoastronomico.com.br/






Faixa onde será possível visualizar o eclipse solar


Na linha preta sobre a faixa em vermelho escuro, o eclipse será completo e totalmente visível. Na faixa em vermelho escuro, fora da linha preta, a visibilidade será muito boa. Na faixa vermelho mais suave, onde estão o Norte e o Nordeste do Brasil, o eclipse será parcial.

G1 com Climatempo

Nenhum comentário