Pastoral da Criança capacita líderes para atuarem em Vigilância Nutricional

Os lideres da Pastoral da Criança da cidade de Araçagi, participaram na última quinta-feira (15), de uma capacitação oferecida pela coordenação local. O projeto oferecido foi da vigilância nutricional, um programa pioneiro, que vem sendo desenvolvido em algumas cidades brasileiras.

A capacitação aconteceu durante todo o dia, e vários líderes da cidade e zona rural, participaram da habilitação. O mesmo ocorreu na sede da Pastoral no bairro São Sebastião. Na oportunidade, o Padre Bosco prestigiou o evento e parabenizou aos que trabalham na referida pastoral. A coordenadora estadual Irmã Irma, também participou da capacitação.

A formação foi dada pelos capacitadores Daniel e Albino, acompanhadas das coordenadoras Danda e Irmã Irma. O objetivo do projeto é trabalhar com o IMC (Indíce de Massa Corporal), que é obtido através do peso e altura da criança. A partir daí, é possível saber se a mesma está com obesidade ou desnutrição. A preocupação da pastoral na atualidade é muito mais com relação a obesidade infantil, problema que está se tornando comum nos dias atuais.

"Antes a pastoral se preocupava com a desnutrição infantil, hoje o quadro inverteu-se, e a preocupação é com o excesso de peso nas crianças", disse o capacitador Daniel.

O projeto de Vigilância Nutricional, foi iniciado nas cidades de Maringá e Cascavel, no estado do Paraná e chegou em janeiro deste ano ao estado da Paraíba, sendo implantado nas cidades de Guarabira e Araçagi. O programa é algo novo na pastoral, e deverá ser expandido aos poucos para todo o País.

Aqui em Araçagi, o programa foi implantado inicialmente nas comunidades de Lagoa das Velhas, Agrovila Tainha e Santa Lúcia.












Da redação Portaltainha.net

Nenhum comentário