Pastoral da Criança comemora 25 anos de Trabalho na Paraíba


Com uma extensa programação ao longo de toda a semana, a Pastoral da Criança comemorou 25 anos de existência na Paraíba. As comemorações tiveram início na quarta dia 12 com um encontro da Ir. Vera Lúcia Altoé, coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, com o Clero e Bispos, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB. Na parte da tarde, a Ir. Vera Lúcia esteve reunida com as Coordenações Diocesanas, Paroquiais e de Áreas da Arquidiocese da Paraíba, no Mosteiro de São Bento.

No dia 13, a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, esteve reunida na Cúria Diocesana de Guarabira com as coordenações paroquiais e de áreas da Diocese. No dia 14, foi a vez da Diocese de Campina Grande que esteve reunida com a Irmã Vera. O Clero e as coordenações paroquiais e de áreas estiveram presente.

As comemorações culminaram ontem (15), com uma extensa programação durante todo o dia no Lyceu Paraibano, em João Pessoa. A programação teve início por volta das 8:00hs com acolhida, depois houve um momento de mistica e louvor, apresentações culturais, com vários grupos do Estado. As 15:00hs as celebrações foram encerradas com uma celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto e concelebrada por diversos padres da Arquidiocese e das demais dioceses do estado.

No Estado, ela é coordenada atualmente pela Irmã Irma Rodriguês da Silva. Está presente em 218 dos 223 municípios paraibanos. Possui cerca de 7.500 voluntários no Estado, que atendem a 50 mil crianças. A Pastoral da Criança chegou a Paraíba no ano de 1987.

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. É um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos 6 anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. 

Criada em 1983, a Pastoral - hoje presente em todo o Brasil e em cerca de 20 países - alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.











PortalTainha.Net 
com informações da Arquidiocese da Paraíba

Nenhum comentário