Em Pilõezinhos: Ibama identifica desmatamento de Mata Atlântica
O Ibama divulgou nesta quinta-feira (31), que agentes ambientais federais identificaram um desmatamento de 73 hectares de Mata Atlântica no município de Pilõezinhos, no Brejo paraibano, na última terça-feira (29). A área que foi desmatada ilegalmente em Pilõezinhos, representa quase 1% dos remanescentes de Mata Atlântica em todo o estado da Paraíba.
A Operação Dalbergia embargou a área que teve a vegetação nativa destruída e queimada ilegalmente e aplicou multa de R$ 584 mil ao responsável pela devastação, o proprietário do terreno. A operação será finalizada neste sexta-feira (1).
“É muito triste constatar, em plena véspera da semana do meio ambiente, que a Mata Atlântica continua sendo devastada ilegalmente no estado da Paraíba para utilização alternativa do solo, isso mostra que ainda há pessoas e empresas com mesma mentalidade do tempo dos senhores de engenho em relação ao meio ambiente”, comentou o superintendente do Ibama na Paraíba, Bruno Dunda.
A Operação Dalbergia começou na semana passada no estado da Paraíba, nas regiões do Brejo e do Litoral e faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental do Ibama (PNAPA), para coibir o desmatamento criminoso da Mata Atlântica no estado. A fiscalização conta com indicativos de desmatamentos detectados por análise de imagens de satélites no Núcleo de Geoprocessamento da Superintendência do Ibama na Paraíba.
Bruno Dunda ainda avaliou dizendo que “um desmatamento dessas dimensões, 73 hectares na Mata Atlântica, é uma enormidade considerando o pouco que resta do bioma e a sua importância para a biodiversidade, é tão hediondo e nocivo como aqueles desmatamentos de milhares de hectares feitos na Amazônia, que chocam a opinião pública quando aparecem sendo fiscalizados pelo Ibama nos telejornais”.
G1

FAÇA UM COMENTÁRIO (NÃO SE RESPONSABILIZAMOS POR COMETÁRIO DE TERCEIROS)