Polêmica: Igrejas neopentecostais são atacadas por reportagem da TV Record
Na noite de ontem (13) a TV Record exibiu no DOMINGO ESPETACULAR uma matéria onde se denunciava os abusos de algumas igrejas em relação ao movimento do ‘cai-cai’ ou ‘cair no espírito’, como também é chamado. Uma equipe de reportagem esteve por duas semanas visitando as igrejas adeptas desse movimento religioso.
A cantora Ana Paula Valadão teve imagens suas exibidas na reportagem, em certa ocasião a cantora gospel caiu no espírito em um culto ministrado por um pastor finlandês e por minutos ficou deitada no chão, em outra ocasião a mesma se rastejou pelo chão, engatinhando como uma criança. Ana Paula Valadão foi duramente criticado por membros da IURD, igreja liderada pelo bispo Edir Macedo, dono da TV Record.
Na reportagem especial com duração de mais de 30 minutos os repórteres da emissora exibiram imagens chocantes, pessoas que caiam ao receberem orações em suas cabeças e algumas que imitavam animais, em cena de possessão.
Esse movimento foi desmascarado pelo seu próprio fundador, Paul Gowdy, fundador da corrente que prega a fanerose, prática que no Brasil ficou popularmente conhecida como o cair no espírito ou cai-cai. Este ano, após passar por uma internação e quase morrer devido a um coágulo na perna que afetou pulmões e coração, ele decidiu romper com o silêncio e lançar um alerta sobre o que ajudou a difundir.
“Creio que Satanás usou esta experiência para cegar as pessoas sobre as doutrinas históricas de Deus, em que o fruto cresce ao lado de uma vida de arrependimento”, disse. Gowdy vê a “ação de espíritos mentirosos” e alerta para o risco de se deixar influenciar. Ele diz que “observava as pessoas agirem como animais, latindo, rugindo, cacarejando, fazendo de conta que voavam, como se asas tivessem, comportando-se como bêbados, entoando cânticos sem sentido”, e que hoje se vê “perplexo em pensar que aceitava isso como manifestações do Espírito Santo”.
A prática do cair no espírito santo também é adotada por um grupo infiltrado na igreja católica, a Renovação Carismática. Por muitas vezes se ouve falar em repouso no espírito santo, esse é o jeito que os carismáticos católicos denominam o cai-cai. A renovação carismática encontra embarreiramentos dentro da igreja católica por suas celebrações serem idênticas com as celebradas por igrejas pentecostais evangélicas e pela prática do REPOUSO que ao que parece ainda não é muito aceito por alguns padres.
No twitter o assunto repercutiu muito, foi criada uma hastg #vergonharecord , onde se falava que a emissora do bispo Macedo foi incisiva e malvada em exibir cenas que deixaram O POVO DE DEUS perplexos e que tudo não passou de um ataque aos evangélicos, exceto os da igreja universal.
Fotos: Folha Universal e Portal Midia.Net

FAÇA UM COMENTÁRIO (NÃO SE RESPONSABILIZAMOS POR COMETÁRIO DE TERCEIROS)