300 mil pessoas estão sendo esperadas para mais uma Romaria da Penha em João Pessoa, neste fim de semana

Trezentas mil pessoas de vários municípios da Paraíba e de estados vizinhos devem participar este ano da 248ª Festa de Nossa Senhora da Penha. O ato religioso é realizado sempre no ultimo domingo de novembro, nesse caso no próximo dia 27.
 
A tradicional Romaria da Penha, que acontece anualmente no mês de novembro, sempre no último final de semana desse mês, integra a programação religiosa da Festa da Penha, que este ano festejará a versão de número duzentos e quarenta e oito.
 
A romaria começa às 22h do sábado (26) saindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital e percorre um caminho de 14 quilômetros até o Santuário, na praia da Penha, onde será realizada a celebração solene feita pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Realizada sempre no último domingo de novembro, a romaria foi integrada à Festa da Penha há mais de cem anos em agradecimento aos pedidos atendidos pela santa.
 
Antes do início da caminhada o sábado vai ser preenchido com atividades religiosas. Às 16h, haverá um momento de oração no Santuário da Penha, e logo após, as17h, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja de Lourdes, em Jaguaribe. Às 22h: depois da bênção, terá início a romaria.
 
Trânsito
A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrnas) vai isolar, a partir das 17h30 de hoje, o entorno da Igreja de Lourdes nas seguintes ruas: Trincheiras com Alice Azevedo; Rodrigues Chaves com Nina Lima; Rodrigues de Aquino com João Machado. A Rodrigues Chaves terá o sentido de circulação invertido, para possibilitar que os veículos que vêm do Pavilhão do Chá pela Rua das Trincheiras possam ser desviados pela Rodrigues Chaves, passando por trás da Embratel, e retornando à Rua das Trincheiras.
 
No santuário, o isolamento será feito às 18h de hoje. Somente 60 veículos de moradores do entorno, previamente casdatrados na STTrans, poderão ter acesso ao local. A partir das 22h, com o início da procissão, todo o trajeto (João Machado, Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Principal dos Bancários e Hilton Souto Maior) será acompanhado por 50 agentes de trânsito, em 18 viaturas, que compõem as equipes da STTrans.
 
O acesso à passarela sobre a avenida Dom Pedro II, na altura da sede do Ibama (Instituto brasileiro dos Recursos Renováveis), também será interditado a partir das 20h de hoje, pela Guarda Municipal. De acordo com o superintendente do órgão, José Bernardino da Silva, a decisão foi tomada para prevenir acidentes.

bebidas
O consumo de bebida alcóolica durante a Festa da Penha é uma das preocupações dos organizadores do evento, já que além de comidas e artigos religiosos, muitos estabelecimentos e barracas montadas para atender os fiéis tem o álcool com um dos produtos mais procurados.
 
Paulo Cosme
 
 

Nenhum comentário